Suas vendas não estão acontecendo na velocidade ou na quantidade de que gostaria? Talvez isso aconteça porque você ou seus vendedores estejam com uma postura perdedora. Por isso hoje vou contar pra vocês os segredos para ter uma postura vendedora.

É importante entender que a postura perdedora é aquela em que o vendedor toma ações que acabam não favorecendo o fechamento do negócio, ou acabam fazendo com que o fechamento aconteça mais tarde. O que é um grande contrassenso, porque quando você vende algo, você quer que a venda ocorra o mais rápido possível. A postura vendedora, por sua vez, prioriza a venda e ela tem que acontecer o quanto antes, custe o que custar.

Por isso vou compartilhar os 3 segredos para que você e seu time abandonem qualquer resquício de uma postura perdedora e assumam de uma vez por todas uma postura vendedora!

Segredo 1: Enfatize o que gera vendas, sem esconder o que é importante

Procure enfatizar aquilo que influencia na venda, sem é claro esconder nada de importante do seu cliente. Para exemplificar o que estou falando, vou contar a história de algo que aconteceu comigo já faz algum tempo.

Fui visitar uma loja dessas que vendem carros usados e fiquei muito assustado com o anúncio que fizeram em um dos carros. No para-brisa estava escrito o que normalmente está, como o modelo, marca, ano e preço do carro, mas logo abaixo dessas informações estava escrito bem grande “Sem ar condicionado”, ou seja, enfatizaram uma funcionalidade que não gera vendas. Por que enfatizar que o carro não tem ar condicionado? Quando vende algo, é preciso deixar claro os recursos que geram vendas,  mas sem omitir informações do seu cliente.

Outro exemplo é quando você vende um produto ou serviço que é parcelado com juros. Você não precisa necessariamente ficar divulgando que um produto ou serviço tem juros, é como um vendedor dizendo “Olha você pode parcelar em até 10x, MAS É COM JUROS OK?”. É claro que nos termos do contrato que seu cliente vai assinar, deve constar essa informação, mas ao invés de enfatizar para seu cliente que tem juros, o que ele provavelmente sabe dependendo do que estiver comprando, enfatize o valor da parcela, que cabe no bolso dele ou enfatize o benefício de parcelar em um número maior de parcelas.

Então gente, de uma vez por todas, não fiquem destacando aspectos negativos. E por mais obvio que isso pareça, ainda acontece todos os dias. Nesse caso, treine sua equipe para falar o que é bom e o que realmente gera vendas.

Segredo 2: Tenha uma convicção incapaz de gerar dúvidas.

Outro segredo é gerar uma convicção incapaz de produzir dúvidas. Para que isso aconteça, a maior influência é a forma que você fala, se trata muito mais da forma como seu vendedor expõe a informação. Quer um exemplo? O cliente faz a seguinte pergunta “Qual o percentual de desconto se eu pagar à vista?” e o vendedor responde “É só 5%, infelizmente”. Agora vou mostrar a resposta de quem tem convicção no que fala, “Qual seu percentual de desconto a vista?”, então o vendedor responde, “Vou te conceder 5% de desconto se você pagar à vista!”, quer dizer, a forma como você apresenta a resposta, muda tudo!

Um exemplo parecido é quando você não tem opções de parcelamento tão longos ou outro benefício que o seu concorrente por ventura tenha. Ao falar sobre isso é importante ter convicção, não importa se o que você tem não é bom o suficiente. Por exemplo, é melhor dizer “Eu parcelo em até 2x vezes!”, do que dizer “infelizmente são só 2 parcelas, não consigo fazer mais”.

Vou citar outro exemplo e que acontece a todo momento, tenho certeza que você vai se identificar. Imagine que você chega em uma loja e pergunta ao vendedor “Você possui camisa manga longa?” o vendedor responde “Olha temos sim, qual o tamanho você utiliza? Quais as cores? Prefere lisa ou estampada?” Já o vendedor com postura vendedora de verdade vai responder assim, “Você entrou no lugar certo, temos as melhores camisas da cidade!”. Isso gente é convicção! Imagine o que acontece na cabeça do cliente quando ele escuta alguém dizendo isso, ele simplesmente vai esquecer a concorrência e acreditar que está no lugar certo pra comprar o que precisa.

Segredo 3: Não deixe para amanhã a venda que pode ser concluída hoje

A maioria dos vendedores responde mais ou menos assim a demanda do cliente, “Olha até terça-feira te envio a proposta”. O fato é que, como vendedor eu amo vender e não enviar proposta comercial. As vezes o cliente nem chega a pedir uma proposta formalizada e o vendedor para a negociação apenas para formalizar uma proposta comercial, postergando aquela negociação para outra data.

Se o seu objetivo é vender, faça com que ela aconteça agora! Diga para o seu cliente, “então já vamos dar sequência”, ou diga “Para manter essas condições vamos colocar seu pedido agora”, ou ainda “Parabéns, você está aproveitando as melhores condições do mercado”.

Outra forma interessante de concluir a venda é já começar a pedir os dados pra faturamento, já pergunte o CPF ou CNPJ em que a nota vai ser emitida, pergunte qual a forma de pagamento, se vai ser a vista, cartão de crédito ou parcelado, e quando o cliente começar a passar essa informações, você já começa a conduzir a venda para colocar o pedido e concluir a venda. Ou seja, quando você toma uma atitude imediatista não deixando para amanhã, você acaba vendendo muito mais.

Quando você deixa pra amanhã, você acaba abrindo espaço para o seu cliente pensar, pedir outras opiniões, você abre espaço para o seu concorrente chegar até seu cliente. Então seja inteligente e fecha agora! É isso aí galera, espero que tenham gostado destes 3 segredos matadores que se você e sua equipe colocarem em prática, com certeza vão vender muito mais.

Um grande abraço e até a próxima.

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