Fala galera, hoje vou falar sobre a “transferência de responsabilidade”, que é um dos grandes males atuais que infelizmente, assola pessoas e empresas em todo mundo.

Na realidade a transferência de responsabilidade é um problema, no entanto, ele pode ser resolvido e quando isso acontece é capaz de transformar vidas. Ou seja, você pode ter sua vida transformada, para melhor, quando você passa a entender esse problema.

Principais características

A transferência de responsabilidade possui duas características principais:

A primeira, e mais comum, é que tudo é culpa de alguém, quer alguns exemplos? “Isso é culpa do Governo”, “Isso é culpa do Dólar”,” Isso é culpa do meu pai”,” Isso é culpa do meu chefe ou patrão”, enfim, alguém sempre deve ser o culpado.

A segunda característica da transferência de responsabilidade, é que determinada situação, acontecimento ou fato poderia ser diferente somente se as condições exteriores fossem diferentes. Aqui vão outros exemplos, “se não tivesse chovido tanto, eu conseguiria”, “se eu tivesse carro a situação seria o inverso”, “se eu tivesse 50 mil reais, eu teria tudo”, “se eu tivesse nascido nos EUA, eu não passaria por isso”.

Isto é, qualquer situação pela qual passamos na vida, apenas seria diferente se as condições que envolvem essas situações fossem diferentes.

Sobre como ser responsável

Eu costumo chamar a transferência de responsabilidade de síndrome de Adão, isso mesmo aquele Adão da Bíblia, do primeiro livro de Gênesis. Quem conhece um pouco da história, sabe que quando Adão pecou ele simplesmente transferiu a responsabilidade para a mulher. Quando ele foi questionado por Deus se havia pecado, ele disse que a culpa foi da mulher. O mesmo aconteceu quando ele questionou a mulher, ela então transferiu a responsabilidade para a serpente. Nessa situação vemos um transferindo a responsabilidade para o outro, a síndrome de Adão.

Mas se você quiser ter sucesso na vida, no negócio e em qualquer outra situação, deve dar fim a transferência de responsabilidade e isso só acontece quando você se torna responsável. Por isso, vou ensinar pra você, 4 caminhos para se tornar uma pessoa responsável.

  1. Para ser uma pessoa responsável é preciso ter coragem para tomar uma atitude. Isto é, coragem de sair da inercia, deixando de ficar parado transferindo o que é seu para outra pessoa. Transferindo a atitude que você deve tomar para outra pessoa, então arregace as mangas e tome uma atitude.
  2. O segundo caminho para ser responsável, é entender que as mudanças consistentes e perpétuas só acontecem de dentro para fora. Isso porque não existe nenhuma situação externa que possa mudar o que realmente você é por dentro. Então é preciso mudar sua postura externamente para que isso se reflita exteriormente.
  3. Em terceiro, é não esperar que outra pessoa faça aquilo que cabe a você fazer. Então não jogue em outra pessoa uma responsabilidade que é sua, e pare de esperar o outro, seja o político, governo, patrão, chefe, pai, mãe e o que mais, isso não importa, apenas pare de esperar que outros façam por você, pois você é dono da sua vida e as decisões que tomar hoje vão definir quem é amanhã.
  4. O último caminho para ser responsável é assumir as consequências pelos seus atos, sejam eles ruins ou bons. E quando as consequências da atitude que tomou forem boas, garanto que a recompensa é bem maior.É dessa de maneira que damos um a fim a transferência de responsabilidade. Acreditem, pessoas de sucesso já entenderam isso e pare de culpar outras pessoas achando que tudo é culpa de alguém. Assim, você assume a responsabilidade pelo seu sucesso e pelo seu futuro.

Espero que tenham gostado do tema pessoal e se tem alguma sugestão do que gostaria que eu falasse pode deixar aqui nos comentários. Um grande abraço e até a próxima semana!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s