Fala galera! Será que vender é um dom? Já nasce com a pessoa? Ela tem vocação pra isso? Ou será que ser um bom vendedor se aprende? Bom, para me ajudar a responder essa pergunta, vou citar o livro do Oscar Schmidt, “Dom? Talento? Balela…”. Provavelmente você conhece o Oscar Schmidt, também conhecido como mão santa. Mas caso você não saiba, ele é considerado o jogador de basquetebol que mais fez pontos na história do basquete mundial.

Muitas pessoas diziam a ele, “Oscar, você tem um dom, um talento pra jogar basquete”, então ele resolveu escrever um livro para explicar de uma vez por todas a essas pessoas e quem mais quisesse ouvir, que não é bem assim. O livro aborda que se não fosse o preparo, o tempo em quadra e todas as horas a mais dedicadas aos treinos, chegando antes de todos e saindo bem depois dos demais, não teria sucesso. Então ele reputa seu sucesso ao treino, estudo e ao aprendizado das táticas corretas para se tornar o mito que é no basquete.

Sobre minha história

Pessoal, o mesmo falo de mim. Minha experiência sempre foi relacionada a parte técnica quando falamos de tecnologia. Fui designer, programador, e gostava de passar o tempo atrás do computador programando e hoje estou aqui, escrevendo pra vocês e fazendo vídeos para o Youtube.

Lembro muito bem do dia que tive que ir para o departamento comercial e passar a lidar com os clientes na empresa em que trabalhava. Gente aquilo foi dificílimo pra mim, eu não conseguia falar nada! O cliente do outro lado da linha e eu mudo, não conseguia me expressar direito. Quando desliguei o telefone na primeira ligação, disse pra mim mesmo, isso não é pra mim, não consigo vender, não consigo me expressar, não consigo argumentar! Quando o cliente falava algo eu não conseguia apresentar corretamente meu produto, não conseguia vencer as objeções e novamente dizia pra mim mesmo, “vendas não é pra mim”.

Mas hoje meu negócio é uma das maiores empresas de venda de softwares originais no país. Isso começou lá em 2010 comigo e aprendi a vender sozinho, aprendi a convencer as pessoas a adquirirem um produto ou serviço de qualidade. Então minha resposta para a pergunta é clara, “eu não acredito em dom ou talento natural pra venda, acredito em competência, capacitação e preparo.”

2 verdades fundamentais

Considerando tudo o que falei, quero apresentar 2 verdades fundamentais para quem quer chegar ao sucesso, principalmente na área de vendas.

  1. Tudo pode ser aprendido: Tudo que quiser você pode aprender, tudo o que quiser fazer você consegue. Para isso, basta buscar a capacitação adequada, basta você se expor a aquilo que deseja realizar, basta procurar o treinamento certo, inclusive a parte técnica e tática do negócio. Então se você quer ser um bom vendedor, ou se quiser seguir qualquer outra carreira, aprenda, pois tudo é possível aprender.
  2. As limitações estão em nossa cabeça: Sou eu, é você! Somos nós mesmos que colocamos limitações em nossas cabeças. Então quando diz que não consegue algo, você está limitando a si próprio! Sempre digo ao meu time, “nunca diga que você não consegue alguma coisa”. Esse é um lema de vida que levo comigo, me policio pra nunca dizer que não consigo. Posso até dizer que hoje não estou preparado, também posso afirmar que hoje não tenho o treino, a técnica e a prática necessária, mas posso realizar no futuro.

Suas palavras têm muito poder, toda vez que você diz “eu não sou um bom vendedor, eu não vou conseguir ou não vai dar certo”, é você que está estabelecendo estas limitações. Então aprenda, que o que você fala se torna verdade, as suas palavras têm poder. Por isso, pare de falar que não é bom em matemática, que não é bom em português, em inglês, enfim, em qualquer dever. Diga pra você mesmo, “eu ainda não tenho as competências, mas eu vou buscar, ainda não sou bom nisso, mas vou ser o melhor um dia.”

Eu mesmo, sempre que coloco na minha cabeça que quero algo, digo à mim mesmo, que eu vou ser o melhor do Brasil nisso ou que vou ser o melhor do mundo naquilo, porque se estabeleço uma meta, ela deve ser grande. Então só pra reforçar, vender é uma competência! Se quiser ser um bom vendedor é possível chegar lá.

Então valeu pessoal, abraço e um beijo no coração!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s