Fala galera! Se tem uma coisa que aprendi durante minha carreira é vender. Até porque minha empresa é baseada em vendas e estamos fazendo isso muito bem até o momento. Por isso quero responder a um questionamento que recebo frequentemente sobre isso, “como ser um bom vendedor?”. Então vou dividir minha explicação pra vocês em duas categorias, os aspectos fundamentais e os aspectos complementares de um bom vendedor.

Aspectos fundamentais

Os aspectos fundamentais são basicamente aqueles que todo bom vendedor tem que ter e não são opcionais, então vamos lá:

Paixão: O primeiro aspecto fundamental é a paixão. Se quiser ser um bom vendedor, você tem que ser apaixonado pelo produto ou pelo serviço que você vende. Paixão também é acreditar naquilo que vende, digo isso porque você provavelmente já conheceu algum vendedor que não acredita naquilo que vende. Então o primeiro passo é ter paixão, pois quando você tem paixão você é capaz de energizar pessoas, seu local de trabalho e seus clientes por que a paixão é contagiante e um aspecto fundamental para um vendedor de sucesso.

Empatia: A empatia é o segundo aspecto fundamental. Um vendedor que tem empatia, é aquele vendedor que sabe observar e ouvir seus clientes. É importante saber ouvir! Não é só ouvir o que sai da boca dos seus clientes, é interpretar como ele reage aos seus argumentos é olhar nos olhos do seu cliente e conseguir entender o que dizer mesmos que não diga nada. É também saber fazer as perguntas certas. Pense em um consultório médico, quando você se senta diante do médico ele começa a fazer perguntas sobre o que está acontecendo e a partir das suas respostas ele lê suas dores e entende o que realmente está acontecendo. É assim que age um vendedor com empatia, alguém sabe interpretar as necessidades de seus clientes e mostrar para eles dores que não sabiam que tinham.

Respeito: este é último aspecto fundamental de um bom vendedor. Não adianta ter paixão e empatia e não respeitar seu cliente e isso significa muito mais do que chegar no horário combinado, ou do que respeitar a agenda. Respeitar significa tratar todos independente de cor de raça, ou sexo igualmente, ou seja, um bom vendedor precisa tratar todos da mesma forma. Infelizmente o que mais acontece no mercado são vendedores tratando clientes com condições financeiras diferentes de forma diferente. Gente, respeitar o cliente é realmente um aspecto fundamental para aqueles que querem se tornar bons vendedores, seja qual for o valor da venda. Respeito é tudo!

Aspectos Complementares

Então para concluir aquilo que é necessário para ser um bom vendedor, vou explicar quais são os aspectos complementares.

Conhecimento técnico: O primeiro aspecto complementar é ter conhecimento técnico do produto ou serviço que você está vendendo. Não tem desculpa, você tem que conhecer aquilo que vende. Se tem alguma tecnologia que pareça complicada demais relacionado aquilo que vende, estude, mas estude muito, existem vários recursos disponíveis pra isso.

Conhecimento de mercado: Esse é outro aspecto complementar, é preciso entender como seus concorrentes estão trabalhando, quais condições comerciais e táticas estão usando. Pense no mercado como uma guerra, é importante estudar seu inimigo e saber quais armas ele utiliza. Estudar seu concorrente e o mercado em que atua é fundamental.

Organização: O último aspecto, mas não menos importante que os demais é a organização. Se você quer ser um bom vendedor, precisa organizar sua agenda e ter os dados e informações dos seus clientes. Aquele que é um bom vendedor anota os contatos dos seus clientes e ter todas as informações relacionadas a negociação sempre à mão. Você pode inclusive utilizar um CRM pra isso, e no mercado temos várias opções disponíveis, que podem ser acessadas até mesmo do seu smartphone para fazer a gestão de contatos negociações. Mas se não quiser investir em um CRM, pode começar com uma simples agenda e caneta.

É isso ai galera, se quiser ser um bom vendedor e alcançar resultados cada vez melhores, se preocupe com os aspecto fundamentais e complementares que fazem parte da rotina de um bom vendedor e garanta seu sucesso!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s