Fala galera! Recentemente, logo após eu publicar este vídeo aqui, onde eu explico técnicas de aprendizado diárias de Inglês, eu recebi a seguinte pergunta de um de nossos seguidores: “Mais como vou entender [o Inglês] se não sei nada. Absolutamente nada” e então eu resolvi responder esta pergunta, muito pertinente por sinal, com este vídeo. E se esta é também a sua condição atual, se você não sabe nadica de nada de inglês e quer saber como aprender, vou te explicar como agora.

Antes de mais nada eu quero te perguntar: quanto tempo você levou para começar a falar Português? Você que já é pai ou mãe, como eu que tenho dois filhotes, quando foi que seus filhos começaram a falar efetivamente o nosso idioma?

Segundo a Dra. Beatriz Beltrame do site TuaSaude.com, por volta dos 12 meses o bebê já articula pelo menos quatro palavras e aos 2 anos já consegue formar uma frase com duas ou três palavras, tendo um vocabulário de cerca de 50 palavras, que aumenta para 200 palavras aos 3 anos de idade. Mesmo assim, as crianças só podem ser consideradas efetivamente fluentes – isto é, que conseguem falar e entender até as palavras mais difíceis – muito mais tarde, talvez aos 5, 6 ou 7 anos de idade. Mas isso depende de criança para criança, algumas mais cedo e outras bem mais tarde.

Quero aproveitar para lembrar você que, em nenhum momento no seu aprendizado de Português, seus pais ficaram te ensinando gramática ou exigindo que você falasse o idioma corretíssimo. Imagina um bebezinho dizendo “mama mama mama” e a mãe chegar e corrigir, “não filho, não é ‘mama’ é mamãe, vê se aprende rapaz!” Ou um bebe dizendo “qué papa papa dá papa” daí a abençoada diz, “é comida, tem que dizer me dá comida e não ‘que papa’ e tem mais, se for de dia tem dizer ‘quero almoço’, se for a noite se diz, ‘quero jantar’”. Logico que não dá pra imaginar um negócio destes, mas é isso o que acontece nas escolas de inglês. Ficam ensinando gramática e pior, corrigindo quando você fala errado.

Eu defendo que tem que botar fogo nos livros de gramática e que nunca, mas nunca mesmo, um professor tem que corrigir alguém que está começando a aprender, pois isso vai fazer você congelar e te inibir quando você quiser se comunicar. Tem este vídeo meu que conta um pouco mais sobre este método.

“Mas Clemilson eu não sei absolutamente nada de inglês, o que é que eu tenho que fazer para aprender?” Aí eu respondo: você tem que seguir exatamente o mesmo método você utilizou para aprender Português! Simples. Escuta o seguinte: você não nasceu falando Português. Se você tivesse nascido na China, você teria aprendido a falar Mandarim.  Se você tivesse nascido na Rússia, você teria aprendido a falar Russo. Se você tivesse nascido na Índia, teria aprendido a falar Hindi, Inglês e também uma série de outros dialetos.

Dicas para quem não sabe absolutamente nada

Então, se você não lembra do método que usou quando era bebe – e possivelmente não lembra mesmo – eu vou dar três dicas, e se você segui-las, irá aprender Inglês de forma bem parecida como aprendeu nosso belo e complexo Português. Então vamos lá:

#Dica número 1: Assista muita programação infantil em inglês – isto inclui desenhos animados como Shrek, Rei Leão, Aladdin, Gasparzinho, Peppa Pig, Toy Story e sei lá o que mais você quiser assistir. Daí você diz: “Mas Clemilson, eu não entendo nada! Eu assisto e não entendo absolutamente nada.” Aí eu te pergunto, você entendia Português quando falavam com você nos seus primeiros anos de vida? Não entendia nada criatura. Mas você desistiu de aprender o nosso idioma só porque não entendia? Pense nisso.

#Dica número 2: Assista estes desenhos animados sempre em inglês. Comece com a legenda em Português, assista tudo. Depois assista novamente ainda em inglês, mas agora com legenda em Inglês. Finalmente, assista uma terceira vez, agora sem legenda nenhuma. Outra vez galera, não se preocupe em não entender. Não se preocupe em querer ficar lendo as legendas, apenas assista. Relaxa e assista. Exponha seu cérebro ao idioma.

#Dica número 3: Faça isto até quase ficar louco! Brincadeirinha. Não quero que você fique louco, mas repita este processo continuamente e incansavelmente. Se escolheu assistir um episódio de Peppa Pig por exemplo, comece assistindo com legenda em Português, depois assista com legenda em Inglês e depois sem legenda. Daí você assiste este mesmo episódio, seguindo esta mesma técnica, todos os dias, durante pelo menos 7 dias.

Eu tenho certeza e coloco minha mão no fogo, que se você seguir este meu conselho em pouco tempo você já estará entendendo o básico e se surpreenderá com o resultado. Dá trabalho? É logico que dá, mas vale a pena!

Aí você pode perguntar: “Ok, eu vou começar a entender o Inglês, mas ainda não vou saber escrever”. Daí o Clemilson responde: “Quando você tinha três anos de idade você já escrevia? Já fazia redações e respondia e-mails com seis anos?” É claro que sim, né? Com certeza 🙂

Esquece o escrever em Inglês! Vamos fazer as coisas do jeito natural. Quem ensina falar e escrever ao mesmo tempo são estas escolas loucas, que ensinam, ensinam, ensinam e ninguém aprende. Tem gente que faz aula de inglês por 10 anos e não fala nem “The book is on the table” direito.

Gente não tem segredo. Faça as coisas como a natureza nos ensinou, se exponha ao idioma. Escolha um desenho animado bem tranquilo. Assista sempre em inglês. Assista novamente até quase enlouquecer. Repita isto por vários dias, Beleza? Então valeu meu povo, aquele grande abraço e um beijo no coração.

Um comentário sobre “Como aprender inglês sozinho sem saber absolutamente nada

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s