Fala galera! Hoje eu vou contar quais são as 8 técnicas pessoais, que uso diariamente, pra manter o meu nível de Inglês em forma e pronto pro que der e vier. Eu tenho certeza que se você as aplicar corretamente, o seu nível de compreensão e conversação em Inglês passará a te surpreender.

Um dos vídeos mais comentados do meu canal fala a respeito de como eu aprendi inglês em pouquíssimo tempo, nele eu conto parte do método revolucionário que eu apliquei pra me tornar fluente. Caso você ainda não tenha visto, confira como aprender inglês sozinho.

Dando continuidade a este importante tema, vou compartilhar com você como é minha rotina diária de aprendizado, por que você sabe, um idioma não é chegar lá, aprender e boa. Você precisa estar sempre praticando e se aprofundando. Se até no Português, nossa língua materna, somos surpreendidos com palavras e regras que antes desconhecíamos, imagine com o Inglês.

8 técnicas diárias de aprendizado

O segredo gente, é tentar criar um ambiente que te permita usar o inglês cotidianamente, mesmo estando no Brasil. Por isto, há anos eu tenho usado 8 técnicas simples, porém eficientes que eu vou compartilhar agora com você.

Técnica 1: Em primeiro lugar eu mantenho todos os meus dispositivos em inglês. Meu smartphone, meu relógio ou smartwatch e meu laptop estão todos configurados com o idioma americano. Eu estendo isto também para o meu console de vídeo game, aparelho de DVD, televisão e etc. Ou seja, qualquer dispositivo eletrônico que eu interajo, eu tento logo alterar o idioma para o inglês, isto faz com que minha exposição com o idioma aumente muito. Pra vocês terem uma ideia, até o sistema do meu carro está com as opções em inglês!

Técnica 2: A segunda técnica eu amo demais. São as minhas assistentes virtuais. Hoje é comum celulares com sistemas Android ou iOS já virem com elas. No Android, temos a Google Assistent, no iOS temos a Siri, na Amazon temos a Alexa, na Microsoft temos a Cortana e a lista por aí vai. No meu caso, como sou usuário de iPhone – nada contra quem usa Android – a minha amigona pra todas as horas é a Siri. Não precisa nem dizer que mantenho ela configurada em Inglês e quando preciso agendar um compromisso, reunião, mandar uma mensagem para alguém, tocar uma música e etc. eu simplesmente converso com ela como se estivesse falando com uma americana.

Técnica 3: Minha terceira técnica está relacionada com quando eu me deparo com palavras desconhecidas. É óbvio que quando você se expõe ao inglês, surgirão palavras, nomes, verbos e etc. que você não faz ideia do que significam. Então o meu segredo é não usar um dicionário Inglês-Português, pois eu preciso aprender a pensar em Inglês. Gente, traduzir para o Português atrasa o seu aprendizado e te trava quando você precisa conversar com alguém. Então vamos lá, diariamente quando eu preciso saber o significado de uma palavra eu uso um dicionário Inglês-Inglês, isto é, com definições de uma determinada palavra explicada no próprio idioma, sem precisar traduzir. Tem muitos aplicativos que fazem isto, um portal de que gosto muito é o http://www.dictionary.com que além da definição, dá exemplos e ainda permite você escutar a pronuncia correta da palavra. Vou dar um exemplo: se você pesquisar o verbo “overwhelm”, encontrará a seguinte definição “to overcome completely in mind or feeling” e um exemplo do uso “overwhelmed by remorse.”

 Técnica 4: A quarta técnica que eu uso diariamente é relacionada ao Youtube. Gente, eu me inscrevo em diversos canais americanos. Não estou falando de canais que americanos falam inglês bem devagarzinho pra brasileiro aprender, estou falando de canais gerais do Youtube em Inglês de verdade. Entre os vários que eu gosto, tem o “Think Media”, a “Shameless Maya”, o canal do “Neil Patel” que é show pra quem quer aprender sobre Marketing Digital e não poderia deixar de falar das loucuras de “Liza Koshy” que tem um programa maluco chamado “Wednezzzdays with Lizzza” (escrito assim mesmo).

Técnica 5: A quinta técnica que uso, quase que diariamente, é assistir séries ou filmes sempre com áudio original em Inglês sem legenda ou, no máximo, com legendas em inglês. Galera a Netflix é bênção de Deus pra isto. Terminei de assistir esta semana a primeira temporada de “Lost in Space”, eu amo filmes com história do espaço e simplesmente curti demais Lost in Space. Agora por exemplo, estou acompanhando a série “Grey’s Anatomy”. Mas mais importante do que qual série assistir, é escolher uma de que você goste e mandar ver em inglês.

Técnica 6: Minha sexta técnica é ler livros americanos. Já li vários e isto tem feito meu inglês melhorar muito. O segredo é não ficar indo pro dicionário pra cada palavra desconhecida, senão você nunca vai conseguir terminar um só capítulo. A dica é entender o que cada parágrafo está dizendo marcando as palavras desconhecidas e, depois de finalizar um capítulo inteiro, você pode voltar e procurar no dicionário o seu significado. Depois do terceiro ou quarto livro você vai perceber que já não encontrará tantas palavras diferentes. Hoje por exemplo, estou finalizando o livro da autobiografia do fundador do Walmart, chamado “Sam Walton: Made in America”. Mas onde eu compro livros em inglês? Vou dar duas dicas: a primeira é que livro não paga imposto, então você pode comprar na Amazon americana com seu cartão de crédito. Vai demorar um pouco mais do que se você comprasse no Brasil, mas vai chegar. Outra dica é usar e-books, eu particularmente, gosto demais do leitor virtual Kindle, também da Amazon.

Técnica 7: Penúltima técnica que eu uso e, que ao mesmo tempo, é um complemento da técnica anterior é ler um livro ao mesmo tempo em que eu escuto o seu áudio. Gente, não sei se tem método mais eficaz que este, é show de bola você ler e ouvir um americano lendo, pois você evitará ler uma palavra com pronuncia errada e treinará seus ouvidos. As vezes eu apenas ouço o livro, geralmente quando estou no carro ou no avião. Os aplicativos com livros em áudio que mais gosto são o Audiobooks e o Audible. Além disso, de vez em quando eu gosto de escutar rádios americanas, as minhas preferidas são a NPR e a Fox News, basta pesquisar na App Store ou Google Play e você encontrará aplicativos destas rádios.

Técnica 8: E pra terminar com chave de ouro. A técnica de número oito que eu uso frequentemente, pelo menos uma vez ao mês, é bater um papo com um americano. Tem várias formas de você fazer isto, mas na minha opinião a mais eficiente é você pagar uma hora de aula com um professor nativo, isto é, que seja realmente americano. Eu sempre digo para ele ou ela, que quero bater papo, sem formalidades de aula, gramática e etc. Os custos são os mais variados e se você tiver condições de fazer um bate papo deste por semana, vai ser show. Galera, eu não recebo nenhum centavo pelas marcas, aplicativos, portais que cito aqui, mas vou dar algumas dicas de portais que podem ajudar vocês a encontrar um americano para bater um papo, eu encontrei uma professora muito boa no portal Thumbtack, e gosto muito também do Superprof, além de outros como iTalki por exemplo.

É isso aí meu povo, estas são as oito técnicas que uso diariamente para refinar o meu Inglês. E você, tem alguma técnica que utiliza e gostaria de compartilhar? Gostaria muito de ler seus comentários, por isto quero te incentivar a escrever aí o que está achando. Eu mesmo te responderei, então aquele abraço e um beijo no coração!

Um comentário sobre “Como aprender inglês sozinho | Técnicas diárias de aprendizado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s