Pra você que é empreendedor-funcionário, isto é, que está empreendendo em um negócio que não é necessariamente seu. Pois na minha opinião, é possível sim, empreender trabalhando como funcionário. Quero te ajudar com um dilema salarial que muitos profissionais passam. Qual a melhor forma de pedir um aumento? Como faço para chegar no meu chefe e justificar que preciso de um aumento? Qual a melhor estratégia?

Na minha opinião, existem duas categorias de aumento salarial: o aumento legal e a promoção. O primeiro está relacionado com um reajuste salarial promovido pelo resultado de uma convenção coletiva de uma determinada categoria ou regulado por um decreto lei. Geralmente, ocorre uma vez ao ano e tem como função principal ajustar o salário diante das mudanças de mercado e de ordem econômica. Como, por exemplo, ajustar os rendimentos com base nas perdas inflacionárias.

A segunda forma de aumento salarial está associada a uma promoção. A promoção pode ser vertical ou horizontal. Isto é, quando você recebe um aumento, mas continua na mesma função, você recebeu uma promoção horizontal, pois não ocorreu mudança de cargo e sim, de nível salarial. Quando você recebe um aumento e muda de função, trata-se de uma promoção vertical.

Antes de dar minhas dicas de como conseguir um aumento em seus recebíveis, quero enfatizar que o que vou dizer aqui, é baseado puramente em minha experiência de muitos anos como funcionário-empreendedor e como executivo e dono de empresa.

Não peça aumento só por que precisa de dinheiro!

Se tem uma coisa que você não pode nunca fazer, é pedir aumento simplesmente porque você precisa de mais dinheiro! Na minha opinião, este é o tipo de situação em que nunca deve-se fazer isto.

Só porque você se perdeu em suas compras e gastos e, consequentemente, aumentou suas dívidas, não é justificativa plausível para pedir um aumento. Lembre-se: Você recebe um salário em troca de suas atividades e resultados gerados em uma empresa e não pelo nível do seu endividamento.

A melhor coisa aqui, é realizar ações que resolvam o seu problema particular, buscando crédito no mercado e renegociando dívidas. Caso tiver muita proximidade com seu chefe – mas muita mesmo – pode tentar um adiantamento financeiro.

Outra saída aqui, é temporariamente exercer funções extras fora do horário de expediente. Como dirigir UBER, por exemplo. Mas tome cuidado para que esta função adicional não comprometa o rendimento no seu trabalho principal. O mais importante é: Não confundir aumento salarial com problemas de gestão financeira pessoal!

Como então devo pedir um aumento?

Eu poderia falar de outras situações que – na minha opinião – não justificam aumento salarial. Como, por exemplo, o simples aumento do volume de trabalho. Mas vou ir direto ao ponto: Como eu entendo ser a melhor maneira de pedir um aumento?

Pra mim, a melhor forma de pedir um aumento é superando os resultados que a empresa espera de você! Caso não estejam claras as suas metas e objetivos, você deve descobrir o quanto antes. Pois toda empresa deve dar visibilidade do que é esperado em sua função ou cargo.

Quando você ultrapassa as expectativas da empresa, boas organizações não esperarão você pedir e já farão um reajuste em seus recebíveis. Não estou falando aqui, que você fará um ótimo resultado em um mês, e no próximo mês terá um reajuste! Estou falando de uma postura vencedora, com resultados acima da curva, por um período de até seis meses.

Também sei que há empresas e empresas. Se estiver trazendo resultados acima do que a empresa espera por mais de 6 meses e nada acontecer em termos salariais, agende uma reunião com seu chefe pra falar a respeito. Mas não pode ser aquela reunião goiaba, em que você chega e diz: “Olha, estou precisando de um aumento!”. Não vai rolar!

Você tem que se preparar com relatórios e gráficos sobre o seu desempenho, mostrando que conseguiu resultados excepcionais para a companhia. Outra coisa importante é avaliar se você já não tem um salário fora-da-curva no mercado. Por exemplo, se o mercado está pagando R$ 2 mil reais em média para pessoas que estão em cargos semelhantes ao seu e você está recebendo, por exemplo, R$ 3 mil reais, essa estratégia pode não dar certo.

Mas independente de qualquer coisa, trazer resultados acima do que a empresa aguarda de você, é – na minha opinião – a melhor maneira de ter aumento salarial. Mas lembre-se: Não estou falando de você bater as metas, estou falando de resultado fora-da-curva! Quando você bate metas, está apenas fazendo o que foi pago pra fazer!

Para terminar, quero trazer uma dica final. É muito legal, você ficar atento às necessidades da empresa e se qualificar para a mesma. Toda empresa tem necessidades de pessoas que assumam cargos mais desafiadores, principalmente de gestão. Então esteja atento, antenado e prepare-se para quando surgir uma vaga no seu setor ou em outro departamento, para que você possa se candidatar para essa função e ter a possibilidade de agarrar uma promoção vertical.

O essencial neste caso é mostrar que você está preparado para a nova vaga, apresentando cursos extra-curriculares, graduações, pós-graduações, fluência em inglês, entre outros. Só quem está preparado é que consegue aproveitar estas oportunidades! Então o que você está esperando? Saia do sedentarismo intelectual! Busque melhorar o seu currículo e prepare-se para oportunidades de crescimento vertical em sua própria organização!

Se de tudo o que você fizer, nada dar certo, pelo menos você se empenhou e tornou-se um profissional preparado e raro. E, eu tenho certeza de que – se a companhia que você trabalha não melhorar seu salário – haverá muitas empresas loucas para encontrar empreendedores-funcionários como você. Pois gente, acredite! É muito difícil achar pessoas comprometidas com resultados e que estejam preparadas e dispostas a assumir desafios!

É isso por hoje galera! Um grande abraço e um beijo no coração!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s