Continuando a série “Como vender por telefone”, hoje eu vou falar sobre um requisito fundamental para sua empresa obter melhores resultados em vendas quando estiver negociando por telefone: a força das palavras.

Gente o segredo do atendimento não encontra-se em atitudes complexas e estudos sistemáticos, mas muito mais em ações simples repetidas diariamente, como eu já apontei em outros vídeos. Atendimento ao cliente deve fazer parte de uma rotina, de um estilo de vida… com no mínimo uma reunião mensal de treinamento e reciclagem. Há uma frase que diz: “Quando você estiver cansado de repetir ao seu time algo, é sinal que eles estão começando a aprender”!

Então minha recomendação é, se você preferir, utilize estes meus vídeos como suporte pra capacitação ao seu time. Além deste específico, há muitos outros em meu canal em que ventilo sobre este importante tema do atendimento que gera vendas!

De acordo com uma notícia publicada amplamente na imprensa, uma professora de uma escola de Curitiba no Paraná, Ana Paula Frezatto Martins, decidiu provar aos seus alunos os poderes positivo e negativo das palavras. Ela fez um experimento usando dois potes de arroz cozido.

Para um, foram ditas palavras positivas e para o outro, negativas. Sentada na quadra com os alunos, Ana Paula inseriu a quantidade exata de arroz cozido dentro de dois potes e os colocou no meio do círculo formado pela turma. Ela, então, pediu para que as crianças dissessem frases ruins que ouvem no dia a dia, por exemplo, que o arroz não servia para nada, que era imprestável, burro e que não conseguia fazer nada de bom. O recipiente foi selado. Para o segundo vidro, Ana Paula pediu que as crianças falassem palavras que gostariam de ouvir dos professores, da família e da sociedade em geral.

No pote “do amor”, o arroz fermentou naturalmente. No pote “do ódio”, os grãos emboloraram. A experiência foi feita com base em um experimento do cientista japonês Masaru Emoto. Você acreditando ou não nisto, uma coisa é certa, tratar bem seus clientes é a melhor atitude que sua empresa poderá fazer e que, consequentemente resultará em vendas!

Palavras mágicas para um atendimento de sucesso

As palavras mágicas você já conhece, não? Eu vou listar as principais: bom dia, boa tarde, boa noite, por favor, com licença, desculpe-me e muito obrigado. As boas maneiras, os bons modos, a gentileza, o respeito, a consideração e a amabilidade são sinais que somente uma pessoa bem educada possui. Contudo, no atendimento de sucesso por telefone, é obrigação! Ninguém merece falar com alguém que não demonstra educação por seu próprio cliente! Se na hora da venda te tratam sem o respeito devido, imagine depois que você comprar e precisar de um suporte ou garantia?!

Gente, as pessoas querem ser tratadas com apreço e respeito. As palavras corretas ajudam muito na condução de uma negociação por telefone, pois valoriza as pessoas envolvidas e fortalece o relacionamento. Galera, talvez você não saiba o poder que há em suas palavras! O que falamos produz uma energia capaz de produzir coisas boas ou coisas ruins.

Yehuda Berg nos diz:

“As palavras são singularmente a mais poderosa força disponível para a humanidade. Nós podemos escolher usar essa força construtivamente com palavras de encorajamento, ou destrutivamente usando palavras de aflição. As palavras tem energia e poder com a habilidade de ajudar, curar, entravar, machucar, prejudicar, humilhar e mostrar humildade.”

Quando você precisar de alguma informação, diga “por favor”. Por exemplo, ao invés de dizer: “Me passa o seu email?”… prefira: “Poderia por favor me dizer o seu email?”. Depois de deixar o cliente esperando na linha, diga “Desculpe pela demora”. Ao atender o telefone, diga bom dia ou boa tarde ou boa noite!

Aqui na Buysoft, se você ligar durante o horário comercial um atendente dirá por exemplo: “Clemilson, Buysoft bom dia!”. Trate a todos com respeito e educação, profira palavras positivas e depois colha os resultados!

É isso aí galera! Não esqueça de se inscrever no canal e ativar as notificações para não perder nada do que eu publicar e todas as quartas-feiras tem novos vídeos!

Aproveite e me diga, o que achou desse tema, compartilhe suas experiências… e faça perguntas! Eu pessoalmente vou responder cada uma das perguntas que você fizer nos comentários do vídeo e aqui no blog.

É isso e nos vemos na próxima semana! Um grande abraço e um beijo no coração.

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